apresentam:
about

Nos dias 17 e 18 de outubro, o Centro Cultural Belchior foi ponto de encontro das instituições de educação musical que compõem a Plataforma Sinfonia do Amanhã para refletirem sobre o Ecossistema da Música através do Seminário Música e Sociedade. Ação de integração formativa, o Seminário permite o encontro entre experiências distintas para, assim, experienciar sínteses coletivas em rede.

Reconhecendo o local da formação no ecossistema da música, o debate encadeou-se em torno da formação do músico. Para Vanildo Franco, da Escola de Música de Guaramiranga, deve existir horizonte “para que o estudante aprenda o clássico e o popular e, dominando estilos variados, possa criar estilo próprio” porque “nascem grupos a partir da Escola como resposta à demanda espontânea  da cidade”, justifica. Tauí Castro também valoriza o papel da educação não-formal em música, pois, para o produtor cultural, “a roda faz o músico: o Brasil é um país muito forte na percussão, apesar de não existirem espaços de educação formal para isso”, argumenta.

Em tônica prática, as discussões culminavam a cada dia com apresentações musicais dos grupos de referência da Escola de Música de Paracuru e do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, de Fortaleza. As execuções instrumentais ecoadas na Praia de Iracema através da performance de jovens músicos são resultantes de processos pedagógicos que, em sinfonia, também compartilham experiências em rede.

 “Rede serve para enxergar potenciais”, frisa Paulo Feitosa, diretor da Plataforma, ao provocar reflexões sobre a valia dos resultados ocasionados através do contato resultante do primeiro ano de articulação, formação e difusão. Além deste, outros três seminários serão realizados nesta etapa de execução da Plataforma.

Após ciclos de diálogos mediados, a conclusão é uma só: “O mundo seria bastante diferente se todos tocassem instrumentos, cantassem ou dedicassem tempo às artes”, afirma Paulo.

                                                                                                                                 

 

contact
Telefone
+55 (85) 3235-4063
Endereço
Av. Historiador Raimundo Girão, 366 – Praia de Iracema Fortaleza – CE / CEP 60060-570

 

CE

RS

GO

BA

Consultoria Executiva:Realização: