apresentam:
about

O Festival Acordes do Amanhã acolheu os sons da Plataforma Sinfonia do Amanhã na sua edição #FicaEmCasa. 〰🎷 Os quatro cantos do estado do Ceará puderam se unir pela música. E essa conexão é essencial para fazer reverberar novos acordes.

Não à toa, o Festival carregou como lema nas últimas edições a defesa de que a música transforma e é para todxs. Já em 2020, mostrou como só a cultura pode salvar. O Acordes se integrou com iniciativa solidária junto às instituições de ensino artístico que compõem a Plataforma Sinfonia do Amanhã, ajudando a promover a educação musical em tempos de transformação.

É chegada a hora! 

O protagonismo da formação musical na promoção de desenvolvimento social ganha destaque no livro Plataforma Sinfonia do Amanhã - Música que transforma, obra que será lançada no dia 5 de setembro, às 17 horas, no auditório da Enel (rua Padre Valdevino, 150). A publicação narra a experiência de 26 instituições que compõem a Plataforma, rede de fortalecimento e consolidação de ações inovadoras cuja atuação se espalha em 4 estados (Ceará, Bahia, Goiás e Rio Grande do Sul).

Realização da Quitanda das Artes, da Enel e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o livro reúne artigos, perfis e entrevistas de alguns do principais pesquisadores sobre formação musical do País e evidencia temas como gestão, educação e comunicação. A obra é assinada pelos diretores da Quitanda das Artes, os empreendedores sociais Mardônio Barros e Paulo Victor Feitosa, e pelo jornalista Renato Abê.

O concurso dará R$ 3 mil ao vencedor e indicará os dez melhores para a curadoria do Festival Acordes do Amanhã. O resultado será divulgado no dia 14 de julho.

Servindo como uma complementação das matérias regulares, a música como ferramenta de aprendizagem expande as formas de expressão dessas crianças para além da fala. É o que defende a pedagoga Zilda Franco de Carvalho em artigo intitulado "A música como recurso pedagógico no desenvolvimento do aluno na educação especial"

Promovido pelo Instituto BR Artes em parceria com a Plataforma Sinfonia do Amanhã e o Festival Acordes do Amanhã, o concurso tem como ideia promover a música e contemplar novos artistas

Promovido para descobrir novos talentos do cenário musical, o concurso dará R$ 3 mil ao vencedor e indicará os dez melhores para a curadoria do Festival Acordes do Amanhã

Quem passou por Guaramiranga nos dias 22 e 23 de fevereiro pôde assistir diversas apresentações de música. Foi o I Encontro de Tambores do Maciço de Baturité, atividade do projeto Vivências e Intercâmbios na Escola de Música de Guaramiranga / Maciço de Baturité.

Entre os dias 18 de fevereiro e 1 de março, iniciam as inscrições para o II Encontro Sinfonia do Amanhã. São ofertadas 100 vagas aos estudantes que integram a Plataforma Sinfonia do Amanhã e as inscrições são online.

De 9 a 17 de novembro a segunda edição do Festival Acordes do Amanhã acontece em Fortaleza e mais sete cidades do Ceará. Na capital, no dia 9, serão cerca de 120 apresentações em diversos espaços.

O grupo musical Barbatuques participou de mais um Diálogo Sinfonia no dia 28 de junho, quinta-feira, na Tapera das Artes.

A Orquestra Municipal SGA dará cursos para os instrumentos de corda e de sopro. Inscrições vão até o dia 28 de maio.

O feriado da Semana Santa foi de muita música para os integrantes da Plataforma Sinfonia do Amanhã. Entre os dias 29 de março e 1º abril, com a realização do I Encontro Plataforma Sinfonia do Amanhã, no município de Aquiraz, estudantes, gestores e professores de 15 instituições do Ceará, da Bahia e de Goiás estiveram presentes. O evento permitiu que os participantes dessas instituições, vindas de diferentes regiões, trocassem experiências através de residências artísticas, seminários e apresentações.

O Encontro Plataforma Sinfonia do Amanhã acontecerá de 29 de março a 1º de abril com ações formativas e apresentações artísticas.

O grupo de cordas espanhol aupaQUARTET foi o terceiro convidado dos Diálogos Sinfonia.

Em curta temporada no Brasil, o quarteto integrou a programação dos Diálogos Sinfonia, uma parceria entre a Plataforma Sinfonia do Amanhã e o Encontro Mestre e Aprendiz, que trará grandes nomes da música nacional e internacional para as cidades de Fortaleza e Aquiraz.

O projeto Coral Canto da Casa, atividade de extensão da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas para o processo seletivo de novos integrantes. A iniciativa promove formação gratuita em canto coral, liderança social e inglês voltada a estudantes de escolas públicas de Fortaleza, com faixa etária de 14 a 21 anos.

No próximo sábado (06), às 16h, o Grupo Uirapuru - Orquestra de Barro celebra os resultados colhidos das atividades desenvolvidas nos ciclos criativos culminados em 2017 e imprimem uma nova jornada.

As Clínicas Criativas fazem parte das ações formativas do segundo ano da Plataforma Sinfonia do Amanhã e serão realizadas em formato de visitas técnicas em cada instituição da rede. Voltadas para gestores e coordenadores, as Clínicas terão foco em duas temáticas: Sistema de indicadores e comunicação.

O músico comporá a mesa de abertura dos Diálogos Sinfonia que durante o ano de 2018 contará com a presença de mais 8 personalidades da cena musical brasileira.

Em ato musical, grupos de instituições da Plataforma Sinfonia do Amanhã se apresentam durante o evento Entretons e Saberes.

Coral Canto da Casa é um dos grupos que se apresentará na Feira da Música

A Plataforma Sinfonia do Amanhã adentra a programação da Feira da Música propondo um espaço de aproximação para grupos de referência das instituições que a compõem com o público da Feira.

Nos dias 17 e 18 de outubro, o Centro Cultural Belchior foi ponto de encontro das instituições de educação musical que compõem a Plataforma Sinfonia do Amanhã para refletirem sobre o Ecossistema da Música através do Seminário Música e Sociedade. Ação de integração formativa, o Seminário permite o encontro entre experiências distintas para, assim, experienciar sínteses coletivas em rede.

Integração Social, criatividade, pluralidade e, claro, olhares atentos ao novo cenário artístico que desponta no Ceará são marcas características da Quitanda: uma revista para, no fervor de um Estado que pulsa cultura, não perder nenhum clique.

Com o tema Construindo o ecossistema da música no Ceará, o Seminário reúne os integrantes da Plataforma e abre o novo ano com atividades de integração com diversos sujeitos do cenário musical. 

Hoje (29), iniciamos as Clínicas Criativas. Nesse primeiro encontro, contamos com a presença de Feijó Jr que apresentou e auxiliou o processo de implementação inicial do sistema de indicadores para monitoramento de projetos sociais

A Banda Marcial José Rodrigues, da Escola Municipal José Rodrigues da cidade de Garruchos, participou no dia 27 de setembro da Expo São Luiz, na cidade de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul, no espaço Manancial Cultural, com um público aproximado de 300 pessoas.

Em sons para acolher a comunidade, a Escola de Música de Paracuru, no Ceará, recebeu na última quarta-feira (20/09) as famílias de educandos para reunião e lançamento do projeto 'Primeiro Aplauso' com a realização da primeira apresentação dos integrantes do curso de violão.

A cidade de Garruchos agora conta com um novo espaço dedicado à fruição artística. Na última sexta-feira, 18 de agosto, foi inaugurado o Centro Cultural Arte e Lazer Alcírio de Deus da Silva Pereira, localizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rodrigues. Na ocasião, os jovens musicistas da Banda Marcial José Rodrigues abrilhantaram o evento com uma emocionante apresentação.

A Camerata de Violões Cordas Cearenses, grupo de referência do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), se apresenta dia 7 de julho, às 17 horas, no Clássicos na Lagoa. O projeto promove concertos de música erudita gratuitos, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às margens da Lagoa do Porangabuçu. No repertório, compositores como Sebastian Bach, Fernando Sor, Villa Lobos, Syuvius Leopold Weiss, dentre outros.

contact
Telefone
+55 (85) 3235-4063
Endereço
Oswaldo Cruz, 01 / 13º andar, Sala 1308 - Meireles, Fortaleza - CE / CEP: 60.125.150

 

CE

RS

GO

BA

Consultoria Executiva:Realização: