O projeto Acordes Mágicos (PAM), programa do Instituto Silva Cruz, foi idealizado pelos irmãos Axel Brendo, violonista, e Maíra Cruz, flautista. Formados pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, ambos ministram aulas gratuitas de música no PAM para a comunidade do Mondubim e adjacências. O Projeto beneficia atualmente 150 pessoas, de variadas faixas-etárias, com formação musical, e também possui uma escolinha de futebol, com 60 alunos.

As classes do Projeto ocorre as terças e quintas-feiras e aos sábados são realizados os ensaios com a Orquestra Sinfônica do Projeto Acordes Mágicos (OSPAM), constituída por cerca de 60 alunos de nível intermediário.

O plano pedagógico do Instituto Silva Cruz prioriza a vivencia do aluno, adaptando as teorias de Paulo Freire à pedagogia musical. Desta forma, o Projeto Acordes Mágicos tem como principal objetivo levar educação musical à áreas de vulnerabilidade social, explorando a interdisciplinaridade entre a música e as matérias tradicionais do currículo escolar, em parceria com a escola formal.

O Instituto Silva Cruz tem como Presidente Edlania de Silva Castro e Cruz e Diretor pedagógico Bento Rodrigues Cruz e conta com apoio de 8 professores voluntários: Maíra Cruz (flauta doce, flauta transversal e violino), Leonardo Reis (trompa e trompete), Genesis Secundino (clarinete), Emanoel Alves (trombone), Audrey Marques (viola), Mirian Brenda (violoncelo), Bento Cruz (violão popular) e Axel Brendo (violão clássico). O projeto também conta com o apoio do Colégio Irmão Urbano Gonzalez e da Escola Municipal Maria Bezerra Quevedo que disponibilizam salas para a realização das atividades.

Os instrumentos utilizados nas aulas práticas foram adquiridos com campanhas de arrecadação de fundos, realização de recital solidário e disponibilizados pelos próprios professores.

Endereço: Rua Mário Filho n° .1010 - Bairro Novo Mondubim
Fone: (85) 98708-5630 / (85) 99653-1695