A Orquestra de Sopros de Pindoretama atua desde 1999 na formação musical e cidadã de crianças e adolescentes, alunos das escolas públicas de Pindoretama, no interior do Ceará. Mantida pela ONG Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a Orquestra funciona como Escola de Musica gratuita para crianças e adolescentes e já realizou mais de 500 concertos em todo o Estado e em países como Alemanha e Noruega.

Atualmente são 70 integrantes no grupo principal da Orquestra e uma escola de iniciação musical para mais de 150 crianças. Os jovens ingressam no programa sem conhecimento musical prévio e aprendem, na própria Orquestra, a tocar um instrumento, que pode ser de cordas, de sopros ou de percussão, além de canto coral. Os participantes também têm aulas de editoração de partituras, de informática e de inglês.

A direção artística e regência titular da Orquestra são do Maestro Arley França, idealizador e fundador do projeto. Músico e pedagogo, com formação musical em Bandas, Arley estudou regência orquestral na Inglaterra (2008), Itália (2010) e Estados Unidos (2011). Já o Regente Assistente, Maestro Adriano Martins, teve sua formação musical na própria Orquestra.

O projeto deverá ser expandido em breve, passando a utilizar um auditório para apresentações artísticas, promovendo acesso à cultura para a comunidade de Pindoretama.

Ponto de Cultura Amigos da Arte
Endereço: Rua Francisco das Chagas Pinheiro, 2211 – Pindoretama