apresentam:
about

O Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) desenvolve educação musical por meio do Programa de Música Jacques Klein, batizado em homenagem ao pianista cearense Jacques Klein, grande nome da música clássica brasileira na Europa. O Programa busca, através do ensino artístico e musical, a transformação e a ampliação dos horizontes dos seus 450 alunos, entre 7 e 20 anos, de quatro bairros de alta vulnerabilidade e risco social de Fortaleza.

O Programa oferta cursos gratuitos de canto coral, contrabaixo, iniciação musical, piano, viola, violão, violino e violoncelo, com duração de 6 a 10 anos. Regularmente, também são realizadas ações de intercâmbio com outras instituições de ensino musical do Ceará. Apresentações, palestras, residências artísticas e seminários fazem parte da rotina do IBLF, que tem como intuito proporcionar o melhor desenvolvimento aos seus educandos e educadores.

Alunos com o melhor desempenho formam grupos de referência que se apresentam periodicamente dentro e fora do Ceará. São eles: a Camerata Cordas Cearenses, o Coral Vozes de Iracema, o Grupo Conversa das Teclas e a Orquestra Jacques Klein. Além da preparação para integrar essas equipes, o Programa incentiva e acompanha a formação de grupos menores como cameratas, duetos e trios, de modo que as crianças, adolescentes e jovens comecem, desde cedo, a colocar o aprendizado em prática e a compartilhá-lo com suas comunidades.

Por ser uma área profissional em crescente destaque no Estado e no País, a formação musical pode também significar a descoberta de novas oportunidades no mercado de trabalho. Nesse sentido, são oferecidas ferramentas que possibilitam a inserção dos estudantes nos mais diversos nichos de atuação: bandas, ensino musical, estúdios de gravação, eventos culturais, orquestras e produção artística, além do contato com profissionais e estudiosos da música.

Em paralelo à prática musical, todos os alunos e suas respectivas famílias são acompanhados pela equipe interdisciplinar do Programa Envolver de Desenvolvimento Humano, que tem o objetivo de auxiliá-los a transpor as barreiras ligadas à desigualdade social e de fazê-los sonhar novos sonhos. O programa busca colaborar no enfrentamento de questões fundamentais para a construção de uma sociedade mais harmônica, justa e sustentável, contribuindo para a democratização do direito à cultura.

O Programa de Música Jacques Klein atua na sede do IBLF, no Jardim União II (Passaré), no núcleo de ensino na Casa de José de Alencar, bairro José de Alencar, e no espaço de extensão, na Fundação Carlos Pinheiro, no bairro Henrique Jorge. Atua também através do Projeto Musicalizando na Escola Municipal Professora Maria José Macário Coelho, no Passaré, e na Escola Municipal de Tempo Integral José de Carvalho, em Messejana.

O Programa é realizado sob a coordenação do professor João Paulo Nobre, pelo maestro e professor, Paulo Lenilson, além dos(as) professores(as) Ana Maria Sobrinho, Armando Costa, Clara Luz, Danilo Gurgel, Grayce Kelly, Jorge Lima, Paulo Cleber, Rodolfo Ricardo, Sarita Saito e Victor Thierry. 

CONTATO

Endereço: Av. Santos Dumont, 2122 - Sala 1510 Aldeota - CEP 60150-161 Fortaleza – Ceará (Sede administrativa) 
Telefone: (85) 3268 2132 
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: www.facebook.com/InstitutoBeatrizeLauroFiuza
Site: http://www.iblf.org.br/

blog
contact
Telefone
+55 (85) 3235-4063
Endereço
Av. Historiador Raimundo Girão, 366 – Praia de Iracema Fortaleza – CE / CEP 60060-570

 

CE

RS

GO

BA

Consultoria Executiva:Realização: