A Fundação Social Raimundo Fagner foi criada em Abril de 2000 na cidade de Orós, numa parceria com a Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade. Em 2003 inicia suas atividades no bairro do parque Itamarati, na periferia de Fortaleza – CE. Atualmente atende a um público formado por 400 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos de idade nos Municípios de Orós e Fortaleza - Ceará

Desenvolve suas ações através do “Projeto Aprendendo com Arte”, uma proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas nas diversas áreas artísticas, sendo a música o foco principal de suas ações.

A lógica do Projeto Aprendendo com Arte é gerar um ambiente de oportunidades e de convivência artística e cultural, mediante a descoberta e o aprendizado continuo das crianças e dos adolescentes, através de oficinas de Música (Flauta, Violão, Percussão e Canto Coral), Teatro, Artes Visuais Literatura, Informática, Mídias, Esporte, Capoeira e História da Arte. Oferece ainda ferramentas que contribuem para o desenvolvimento humano através do fortalecimento de aspectos relacionados à educação formal, como o incentivo a leitura; atividades orientadas para o desenvolvimento da criatividade e relacionamento grupal; integração de atividades pedagógicas as ações de saúde; ações de cidadania e de fortalecimento das relações familiares.

A realização de cursos e oficinas de sensibilização nas áreas da arte e a utilização de novas abordagens pedagógicas e metodológicas fazem com que as 400 crianças e adolescentes participantes do projeto apresentem como resultado das atividades desenvolvidas os Grupos de Flautas, Vocal e Violão, bem como seus espetáculos: Bumba-Meu-Boi, Romeu e Julieta, Os Jesuítas e sua música para a catequese, Siará Grande, Pastoril, A Princesa e o Sapo, Sarau Imperial, Concerto de músicas Íbero Americanas dos séculos XVI/XVIII, Aretê Guerreiro Menino, Renascimento: Contando Histórias Ente Mitos e Paixões e Glória de Vivaldi.

Em 17 anos de existência, a Fundação Raimundo Fagner vem contribuindo para o desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes participantes do programa. Tudo isso somente é possível graças as parcerias estabelecidas com empresas e instituições socialmente responsáveis, a quem agradecemos o apoio e confiança.

Fundação Raimundo Fagner
Sede Fortaleza/CE