O projeto Escola de Música de Paracuru é uma realização da Associação Arte e Acordes (ARCOS) da cidade de Paracuru, município do litoral oeste do Ceará. Seu objetivo é a socialização de crianças e adolescentes, permitindo-os o contato com a música instrumental em seus mais variados estilos, para que despertem o lado vocacional para a música. Assim, oferece a oportunidade ímpar de não só exercerem o mister de músico pelo prazer, mas também como profissão. A iniciativa atende mais de 160 alunos na faixa etária de 06 a 18 anos, advindos das escolas públicas e particulares da rede de ensino do município de Paracuru.

Sua fundação teve inicio com as atividades da Banda de Música Mestre Pixuna em 2001, sobre a regência do Maestro Madiel, na qual inicialmente formou 30 alunos-músicos, e desde então ao longo desses 16 anos a escola já formou inúmeros músicos que hoje tocam no âmbito nacional e internacional.

No ano de 2014, com a criação da Associação Arte e Acordes, a escola de música se fortaleceu e inovou, oferecendo oficinas e cursos para os músicos. Destes cursos podemos destacar os masterclass de palhetas, metais, técnica vocal, violão e percussão.

A Escola de Música juntamente com a Banda de Música Mestre Pixuna, através da Associação Arte e Acordes e parcerias, também promove shows, ensaios abertos, encontros e amostras a população paracuruense e seus visitantes.

No ano de 2017, as atividades da Escola de Música foram ampliadas para os cursos de violão, teclado e sopros, atendendo em torno de 100 alunos, graças ao apoio da ENEL. As aulas são ministradas de segunda a sextas-feiras, e com ensaios da Banda de Música Mestre Pixuna aos sábados nos turnos manhã e tarde.

Escola de Música de Paracuru
Endereço: Av. João Lopes Meireles, 70, Boca do Poço, Paracuru-CE.
Tel: (85) 98811-3912/98671-6619
Facebook: @escolamusicaparacuru