apresentam:
about

O projeto Cordas da cidadania surgiu em 2011 para levar formação musical a crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Fortaleza. Nesse sentido, foi composta, em seu primeiro ano de existência, uma orquestra de cordas formada por crianças e adolescentes, incluindo-os socialmente através da ética e cidadania e formando músicos em instrumentos de cordas.

Nos dois primeiros anos de atuação, o projeto contemplou 50 jovens que, além de se desenvolverem como músicos, tornaram-se cidadãos conscientes de seus direitos e deveres perante a sociedade. A partir de seu terceiro ano, a perspectiva do projeto é contemplar 100 jovens entre 10 e 20 anos, onde os melhores alunos dos primeiros anos do projeto se tornam monitores e fomentadores da cultura, além de exemplos para os novos alunos, em suas escolas e nas suas comunidades.

O projeto tem atuação no centro da cidade, mas atende a jovens de diversas regiões de Fortaleza, oferecendo aulas de teoria musical, práticas de instrumentos em violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além das aulas de ética e cidadania.

O projeto fornece um apoio ao desenvolvimento individual a cada aluno, de modo a atuar na formação cidadã e ampliar suas perspectivas de futuro. Atualmente, são ofertadas 50 vagas para a comunidade, onde os alunos têm acesso a duas aulas presenciais na semana. A direção do projeto é feita por profissionais capacitados e com grande experiência na área, como o Maestro Arley França, que tem uma experiência de mais de 20 anos, e professores que possuem reconhecimento e estudos feitos no exterior. 

Por acontecer numa área com poucas residências, a articulação comunitária se dá na difusão do aprendizado dos alunos em suas comunidades de origem, criando oportunidades de valorização e reconhecimento de suas produções e democratizando o acesso à cultura. A partir desse contato com suas comunidades, o aluno vivencia novos desafios e enfrentamentos, trabalhando sua autoestima e percebendo-se enquanto ator de um processo de desenvolvimento e transformação social.

Com isso, o projeto visa criar fomentadores da música com ética e cidadania, para todo o estado, educando jovens de maneira consciente das oportunidades que se criam através da música, tornando-os modelos a serem seguidos pelos colegas e familiares.

 

CONTATO

Cordas da Cidadania
Endereço: Faculdade de Tecnologia Intensiva – FATECI – Rua Barão de Aratanha, n° 80 – Centro 
Fone: (85) 98742.7627
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

 

contact
Telefone
+55 (85) 3235-4063
Endereço
Av. Historiador Raimundo Girão, 366 – Praia de Iracema Fortaleza – CE / CEP 60060-570

 

CE

RS

GO

BA

Consultoria Executiva:Realização: