As Clínicas Criativas fazem parte das ações formativas do segundo ano da Plataforma Sinfonia do Amanhã e serão realizadas em formato de visitas técnicas em cada instituição da rede. Voltadas para gestores e coordenadores, as Clínicas terão foco em duas temáticas: Sistema de indicadores e comunicação.

Sistema de indicadores

Já estando a par da importância de sua construção e de quais indicadores são importantes para um monitoramento das ações, os gestores das instituições terão à sua disposição um sistema já desenvolvido especialmente para este fim. O sistema auxiliará os gestores na observação da efetividade das ações empreendidas. Serão observados índices como evolução do aluno, marcadores socioeconômicos e desempenho escolar. Os indicadores servirão como avaliação constante das ações empreendidas por cada instituição com o objetivo de aperfeiçoar constantemente as práticas de ensino e acompanhamento social.

Comunicação

Outro ponto de destaque nas Clínicas Criativas é o alinhamento das estratégias de comunicação das instituições junto à Plataforma. Será realizada uma avaliação sobre os mecanismos de comunicação utilizados por cada projeto a fim de impulsionar a divulgação das ações e o engajamento do público.

Confira as Clínicas que acontecerão em dezembro:

13/12 - Casa de Vovó Dedé
14/12 - Cis Vila Velha

Iniciadas no mês de novembro, as Clínicas Criativas já passaram pelo Projeto Acordes Mágicos, Cordas da Cidadania, Coral Canto da Casa, Fundação Carlos Pinheiro (Fortaleza), Escolinha Meu Bem Querer (Jaguaribe), Orquestra de Sopros de Pindoretama (Pindoretama) e Escola de Música de Sobral (Sobral). Abaixo, você confere o relato das visitas realizadas na Fundação Carlos Pinheiro e no Coral Canto da Casa na última segunda-feira, 11/12.

Cantos para despertar o amanhã

Era cedinho na segunda-feira quando começou o movimento. Às 9h da manhã, meninos e meninas ocupavam o espaço de convivência da Fundação Carlos Pinheiro em mais um ensaio para receber, neste mês, familiares e amigos em espetáculo de culminância e celebração do ciclo natalino.

Em ato inventivo, o espetáculo ‘O sonho’ é parte de processo criativo de crianças e adolescentes acolhidos pela instituição situada no bairro Dom Lustosa. A produção ganha forma através da performance cênica, dos passos ritmados e da sonoplastia conferida pelo canto coral e pela sinfonia dos instrumentistas que, juntos, compõem uma obra em artes integradas. “Tá vendo aquela lua? Ela foi feita com material reciclado pelos estudantes”, apresenta Carla Renata, diretora pedagógica da Fundação, ao enfatizar que, em todas as etapas, o protagonismo estudantil foi decisivo e é responsável pelo produto a ser encenado.

A construção do material cênico também é uma expertise do Coral Canto da Casa. No projeto, os estudantes recebem formação técnica em soldagem preparando-os para inserção qualificada no mercado de trabalho e, claro, criar os componentes do musical ‘Tudo tem seu tempo’.

Ainda na tarde desta segunda, às 14h, os componentes reuniam-se no teatro da EIM Instalações Industriais em ensaio do espetáculo que, neste mês, compila uma agenda cheia de apresentações. Cantavam ‘Tempos Modernos’, composição de Lulu Santos em “curadoria musical construída pelos estudantes a partir da relação que desenvolvem com o tempo, considerando que são adolescentes”, explica Nadyegida Barbosa, educadora do Coral.

plataformasinfonia@gmail.com
Oswaldo Cruz, 01 / 13º andar, Sala 1308 - Meireles, Fortaleza - CE / CEP: 60.125.150