Quem também participa é a Fundação Raimundo Fagner

A Plataforma Sinfonia do Amanhã adentra a programação da Feira da Música propondo um espaço de aproximação para grupos de referência das instituições que a compõem com o público da Feira.

A Plataforma, que reúne 26 experiências em educação e criação musical oriundas do Ceará, Bahia, Goiás e Rio Grande do Sul articuladas em rede de intercâmbio e desenvolvimento, compõe a programação da 16ª Feira da Música através de seis apresentações de orquestras, corais e grupos de referência resultantes dos ciclos formativos de Escolas de Música e iniciativas sociais de Aquiraz, Fortaleza, Guaramiranga e Paracuru.

Abrindo as apresentações, no dia 2, a Escola de Música de Paracuru, no Pátio Nobre o Theatro José de Alencar às 17h. Já no dia 3, as apresentações seguem como o grupo Rio das Cordas, da Escola de Música de Guaramiranga, às 17h, e com o Coral Canto da Casa, às 18h.

Dia 4, os shows acontecem no Espaço Rogaciano Leite (palco sob a passarela), do Dragão do Mar. Lá, a atividade tem início às 18h, com apresentação da Fundação Raimundo Fagner, seguida da Orquestra Sanfônica e da Luthieria Cata Vento, da Tapera das Artes.

A Plataforma Sinfonia do Amanhã é realização do Instituto Raimundo Vieira Cunha e da Quitanda das Artes, com apoio da ENEL Brasil e do Governo do Estado do Ceará.

Contato:

Saiba mais:
ESCOLA DE MÚSICA DE PARACURU
Data | 02 de novembro
Horário | 17h
Local | Pátio Nobre do Theatro José de Alencar

O projeto Escola de Música de Paracuru é uma realização da Associação Arte e Acordes (ARCOS) da cidade de Paracuru, município do litoral oeste do Ceará, tem como objetivo a socialização de crianças e adolescentes, permitindo-os o contato com a música instrumental em seus mais variados estilos, para que despertem o lado vocacional para a música oferecendo oportunidade ímpar de não só exercerem o mister de músico pelo prazer, mas também como profissão. A iniciativa atende mais de 160 alunos na faixa etária de 06 a 18 anos, advindos das escolas públicas e particulares da rede de ensino do município de Paracuru.

Sua fundação teve início com as atividades da Banda de Música Mestre Pixuna em 2001, sobre a regência do Maestro Madiel, na qual inicialmente formou 30 alunos- músicos, e desde então ao longo desses 16 anos a escola já formou inúmeros músicos que hoje tocam no âmbito nacional e internacional.

No ano de 2014 com a criação da Associação Arte e Acordes, a escola de música se fortaleceu e inovou, oferecendo oficinas e cursos para os músicos, destes cursos podemos destacar os masterclass de palhetas, metais, técnica vocal, violão e percussão.

A Escola de Música juntamente com a Banda de Música Mestre Pixuna através da Associação Arte e Acordes e parcerias, também promove shows, ensaios abertos, encontros e amostras a população paracuruense e seus visitantes

CORAL CANTO DA CASA
Data | 03 de novembro
Horário | 18h
Local | Pátio Nobre do Theatro José de Alencar

O Coral Canto da Casa é um projeto da Casa da Voz da Universidade Federal do Ceará que, através da Associação de Amigos do Coral da UFC (ACUFC) e das parcerias firmadas entre Enel Distribuição Ceará e EIM Instalações industriais, objetiva a formação musical de estudantes adolescentes da cidade de Fortaleza- CE pelo Canto Coral. Este projeto foi contemplado pelo VIII Edital Mecenas do Ceará, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e integra os projetos da Plataforma Sinfonia do Amanhã, mantida pela Enel em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

Concebido a partir da estética desenvolvida pelo Coral da UFC e do suporte pedagógico da Casa da Voz, o Coral Canto da Casa é o primeiro núcleo de vivência coral desta instituição, que almeja desenvolver o potencial humano através da arte e estimular a solidariedade pela criação e expressão musical. Assim, o Canto da Casa cumpre os verdadeiros objetivos da extensão universitária, na configuração de um coro jovem que congrega a comunidade e que conta com o apoio e o compromisso social de agentes dos setores acadêmico, artístico e empresarial.

Formado por 35 estudantes de escolas públicas da cidade de Fortaleza, com idade entre 15 e 18 anos, o Coral Canto da Casa ensaia semanalmente nas dependências da EIM Instalações Industriais, local onde igualmente a Casa da Voz oferece aulas de letramento musical, técnica vocal e expressão corporal. A equipe do Coral é formada por 3 professores graduados em música pela Universidade Federal do Ceará(UFC) um doutor e um mestre também formados pela UFC, uma coreógrafa, e um graduando em música pela Federal.

RIO DAS CORDAS - ESCOLA DE MÚSICA DE GUARAMIRANGA
Data | 03 de novembro
Horário | 17h
Local | Calçada do Theatro José de Alencar

O Rio das Cordas é formado por alunos monitores e professores da Escola de Música de Guaramiranga, projeto desenvolvido desde 1997 pela AGUA (Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga). O grupo desenvolve uma pesquisa de sonoridade dos instrumentos de cordas dedilhadas, acústicos e elétricos (Violão, Viola, Bandolin, Guitarra e Baixo), executando um repertório popular que passa pelos ritmos nordestinos e chegando a clássicos do choro e da Bossa Nova.

Durante os últimos anos, o grupo vem se renovando e revezando seus componentes, que em sua grande maioria vem do curso de Violão da Escola de Música de Guaramiranga. O grupo já gravou dois CD com participação de músicos reconhecidos na cena musical cearense, como Ellis Mário Pereira, Marcos Maia, e Manassés de Sousa.

FUNDAÇÃO RAIMUNDO FAGNER
Horário | 18h
Local | Palco Passarela – Dragão do Mar

A Fundação Social Raimundo Fagner foi criada em Abril de 2000 na cidade de Orós, numa parceria com a Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade. Em 2003 inicia suas atividades no bairro do Parque Itamarati, na periferia de Fortaleza. Atualmente atende a um público formado por 400 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos de idade.

As ações da FRF são desenvolvidas através do Projeto Aprendendo com Arte, que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas nas diversas áreas artísticas, sendo a música o foco principal de suas ações.

Ao longo dos anos, o trabalho da fundação foi reconhecido com diversas premiações, como o Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itau/Unicef - vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada a UNESCO (2012); vencedor nacional do Prêmio ODM (2014).

ORQUESTRA SANFÔNICA ESSÊNCIA - TAPERA DAS ARTES
Horário | 19h
Local | Espaço a definir

Com a regência e direção musical de Jair Dantas, a Sanfônica Essência, integra o projeto de formação de grupos artísticos do Programa Tapera das Artes de Cultura - Um Toque de Classe, sob a direção artística - pedagógica do Maestro Ênio Antunes.

Com um tema norteador de pesquisa "o regionalismo musical na cultura cearense" alinhando a música do período romântico á poética musical brasileira, crianças do município de Aquiraz se descobrem na sanfona, com outros toques de emoção, ecoando a arte da música, como objeto transformador social e cultural.

Com patrocínio da ENEL e Secretaria de Cultural do Estado do Ceara através do Mecenas, e Apoio cultural do Sistema Verdes Mares de Comunicação, FM93, M. Dias Branco, USIBRAS, Grupo FAN e ACAL, a Orquestra Sanfônica Essência encanta pela verdade e identidade com a música regional cearense, na execução de seus temas nordestinos, o ar da vida, o sonho no sopro dos fólios da sanfona, reverberando em seus acordes, os tons da história de mais de 30 anos da Instituição Tapera das Artes.

LUTHIERIA CATA VENTO - TAPERA DAS ARTES
Horário | 20h
Local | Espaço a definir

A Luthieria Catavento, coordenada pelo músico e luthier Fernando Sardo e supervisionada por José Diniz, é um dos grupos de referência da Tapera das Artes, de Aquiraz.
Formado pelos monitores Joel Rocha, Alexandro Freitas e Alian Minerva, o grupo se destaca pela forma em que constrói seus instrumentos e pelos materiais utilizados como cabaça, madeira, pvc, entre outros materiais recicláveis ou colhidos da flora cearense.

Os sons extraídos desses instrumentos são exóticos e encantadores!

A iniciativa faz parte do projeto de sustentabilidade ICONES, que conta com a parceria da Cagece, Acal, M.Dias Branco, Grupo FAN, e Rocca, que utiliza a arte como ferramenta para trabalhar ações ambientais. Sua personalidade musical vem sendo construída a cada instante de convívio criativo do grupo, sempre de forma compartilhada e despretensiosa, buscando valorizar o potencial de cada integrante.

plataformasinfonia@gmail.com
Oswaldo Cruz, 01 / 13º andar, Sala 1308 - Meireles, Fortaleza - CE / CEP: 60.125.150

Apoio Cultural: