Com o tema Construindo o ecossistema da música no Ceará, o Seminário reúne os integrantes da Plataforma e abre o novo ano com atividades de integração com diversos sujeitos do cenário musical.

Observar as transformações no funcionamento da cadeia produtiva da música é fundamental para estruturar um pensamento global e estratégico capaz de gerar desenvolvimento e sustentabilidade para os atores que a compõem. Cooperação, redes, tecnologias e sistemas são alguns dos elementos que integram esse cenário e estabelecem novos setores, etapas e funções no atual cenário da música.

Emplacando como um norteador, o Ecossistema da Música é pauta no Seminário Música e Sociedade. Realizado como ato formativo da Plataforma Sinfonia do Amanhã, nas tardes dos dias 17 e 18 de outubro, no Centro Cultural Belchior, o Seminário possibilita a integração entre instituições que desenvolvem trabalho em educação musical.

No marco de lançamento do segundo ano da Plataforma Sinfonia do Amanhã, O Seminário Música e Sociedade convenciona-se como espaço para pensar novos modos de formar, produzir e distribuir música sem perder de vista o acesso, o consumo, o poder transformador da música e a fruição artística.

Em extensão, as imediações do Centro Cultural serão ocupadas com programação musical gratuita a partir das 18h. A metodologia das exibições artísticas alinham-se a filosofia da Plataforma Sinfonia do Amanhã sobre democratização do acesso a cultura e difusão sonora em ambientes públicos.

A Plataforma Sinfonia do Amanhã
A Plataforma Sinfonia do Amanhã é uma rede que visa o aprimoramento e o fortalecimento das instituições que trabalham com educação musical. A rede proporciona a manutenção e o desenvolvimento de grupos de referência que têm como foco o desenvolvimento da cidadania com o ensino e a prática de música para crianças e jovens.

Formada por 25 entidades (21 do Ceará, uma da Bahia, uma de Goiás e duas do Rio Grande do Sul), a Plataforma ativa uma interação mais sistemática entre atores que realizam projetos e ações significativas na área da formação e criação musical com base em três eixos: articulação, formação e difusão.

Apresentada pela Enel Brasil e pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, a Plataforma Sinfonia do Amanhã tem realização da Quitanda das Artes, do Instituto Raimundo Vieira Cunha (IRVC) e do Instituto BR Arte, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.

PROGRAMAÇÃO
DIA 17/10 – Terça-feira
15h | Construindo o Ecossistema da música no Ceará
Mediação: Mardonio Barros e Paulo Feitosa

Em reflexão sobre os enlaces existentes entre atores sociais que consolidam um ecossistema vívido e pulsante, os participantes do Seminário e componentes da Plataforma Sinfonia do Amanhã aprofundarão avaliações sobre o local social da música e os reflexos constituintes desta modalidade em esfera artística, econômica, social e educativa.

Pautado em perguntas geradoras, o debate segue sob orientação das vivências e expertises das instituições componentes da Plataforma, tecendo rede de informações mediadas. Reconhecemos que todas as instituições, como partes componentes do Ecossistema da música, possui muito a acrescentar no debate a fim de compreender as características, particularidades e potencialidades desta abordagem.

17h | Cerimônia de Abertura do Ano II da Plataforma Sinfonia do Amanhã
18h | Apresentação da Escola de Música de Paracuru

DIA 18/10 – Quarta-feira
15h | Modelos e Práticas Formativas em Educação Musical
Mediação: Mardonio Barros e Paulo Feitosa
Debatedores: Tauí Castro (Produtor Cultural) Lenildo Gomes (SECULT Ceará)

Em diálogo moderado, participantes intercambiarão metodologias e noções norteadores dos processos formativos que executam em seus ambientes. Assim, o fluxo de informações articuladas permitem às instituições componentes do espaço renovarem práticas a partir do contato com realidades diferenciadas. Aqui, a participação dos integrantes do Seminário é capaz de exaltar os modelos educativos adotados pelos projetos; bem como ressalta o enlace dos projetos com o entorno social, seja no diálogo direto com escolas e suas propostas pedagógicas, seja com iniciativas de educação não-formal.

18h | Lançamento da Revista Quitanda seguido de apresentação da Camerata de Violões do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza

SEMINÁRIO MÚSICA E SOCIEDADE
Quando: Quarta-feira (18), 18h
Onde: Centro Cultural Belchior | R. dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, 60060-520