apresentam:
about

Criar elos. É essa uma das finalidades mais fundamentais da música: seja como linguagem artística, como prática social ou como conexão estética. Enquanto linguagem, a música é a mais transcendental, aquela com maior poder de abstração individual e coletiva, que nos conecta com o insondável do mundo. Como prática social, une pessoas e promove encontros. Como conexão estética, cria ondas, energia rítmica e melódica, transitando pela diversidade de sons de forma harmônica e gerando vínculos. 

É a celebração desses elos, através da educação musical, que a Plataforma Sinfonia do Amanhã visa realizar. A proposta compreende a constituição de uma rede de instituições e projetos de música no intuito de aprimorar e fortalecer o campo da educação musical no estado, proporcionar a manutenção e desenvolvimento de grupos de referência como quintetos, quartetos, corais e orquestras e difundir a música. Através da troca de experiências e compartilhamento de saberes entre essas instituições e junto a iniciativas de outros estados brasileiros, torna-se possível criar agendas comuns e promover complementações artísticas que potencializam as atividades dos grupos e seus desdobramentos socioculturais.

A plataforma é, portanto, um suporte, uma rede e um mecanismo que ativa a interação mais sistemática entre atores que realizam projetos e ações significativas na área da formação, criação e difusão musical. As ações previstas contemplam a qualificação de educadores e gestores, a aquisição de instrumentos, estruturação de material didático, seleção, formação e circulação dos grupos e suporte de comunicação para as instituições.

Pensando como uma ferramenta de gestão, a Plataforma permitirá aos grupos que a integram aprimorar seus mecanismos gerenciais para a construção e consolidação de metas, possibilitando, então, a sustentabilidade dos projetos, a qualificação profissional, pedagógica e comunicacional dos envolvidos baseando suas ações em três eixos: Articulação, Formação e Difusão.


Os grupos que compõem a rede são:

 

Instituições Instituições Instituições Escola de Música de Guaramiranga Coral Canto da Casa Orquestra de Sopros e Cordas do Vila Velha Cordas da Cidadania Escola de Artes Casa de Vovó Dedé Escola de Música Chiquita Braga Escola de Música de Itapajé Escola de Música de Milhã Filarmônica Estrelas da Serra Jacques Klein Projeto Tocando a Vida - IAPS Orquestra de Sopros de Pindoretama Orquestra Municipal de São Gonçalo Projeto Acordes Mágicos Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz Projeto Sinfonia do Amanhã Banda de Garruchos Projeto Música na Escola

contact
E-mail
plataformasinfonia@gmail.com
Telefone
+55 (85) 3232-4063
Endereço
Oswaldo Cruz, 01 / 13º andar, Sala 1308 - Meireles, Fortaleza - CE / CEP: 60.125.150

 

CE

RS

GO

Apoio Cultural:

Consultoria Executiva:Realização: